Bairros sociais em Lisboa

Bairros sociais em Lisboa

Comparado com outras capitais, como Londres, Barcelona e Berlim, há uma maior proporção de bairros sociais em Lisboa. Isso foi provocado pela grande procura por habitação acessível, especialmente após as migrações e crises econômicas.

Os bairros sociais em Lisboa (e em todo Portugal) surgiram como resultado de políticas públicas focadas em resolver problemas habitacionais para famílias de baixos rendimentos, migrantes e também repatriados das antigas colônias. O seu desenvolvimento está ligado a fatores históricos, sociais e econômicos.

🔹 Migração das zonas rurais
No meio do século XX, especialmente nas décadas de 1960 e 1970, um grande número de pessoas migrou das zonas rurais para as cidades, incluindo Lisboa, em busca de emprego. Este fenômeno causou um aumento abrupto da população na capital, levando a uma escassez de habitação.

🔹 Retorno das colôniass
Após a Revolução dos Cravos (1974) e a subsequente descolonização, milhares de portugueses que retornaram das ex-colônias (como Angola e Moçambique) precisavam de habitação. Eles foram acolhidos em novos bairros sociais.

🔹 Pobreza e criseseconômicass
As dificuldades econômicas dos anos 1980 e o aumento da pobreza levaram o governo a investir na construção em massa de habitação social para as camadas mais vulneráveis da população.

🔹 Assentamentos informais e programas de realojamento
Antes da construção dos bairros sociais em Lisboa, muitas famílias viviam em barracas ou casas construídas de forma informal, sem acesso a infraestruturas. Programas como o PER (Programa Especial de Realojamento) facilitaram o realojamento dessas famílias em habitação social. Esta iniciativa foi intensificada a partir de 1993, proporcionando casa a dezenas de milhares de famílias.

🔹 Segregação urbana
Na década de 1990, a maior parte da habitação social foi construída nas periferias da cidade, o que resultou na criação de comunidades isoladas com baixo nível de integração no restante tecido urbano.

🔹 Ausência do setor privado
A construção dos bairros sociais em Lisboa tornou-se a principal alternativa devido à baixa atividade dos promotores privados no segmento de habitação acessível.

Atualmente, as áreas sociais enfrentam problemas de marginalização, mas também estão a ser implementados projetos de renovação e reintegração dessas zonas.

Lista de alguns bairros sociais em Lisboa e arredores:

📍 Cova da Moura
Um bairro de habitação social na Amadora, com uma reputação histórica como uma das zonas mais carentes e vulneráveis da capital portuguesa.

📍 Reboleira
Outro bairro com habitação social, ligado à linha azul do metrô através da estação Reboleira. Este bairro tem passado por melhorias devido aos programas de renovação urbana.

📍 Chelas (Marvila)
Um dos maiores bairros de habitação social em Lisboa, construído nas décadas de 1970-1980 para realojar moradores de barracas. Tem uma reputação mista devido à presença de grupos vulneráveis.

📍 Bairro da Boavista (Benfica)
Localizado a noroeste de Lisboa, é um dos primeiros bairros sociais, construído na década de 1930 para famílias de baixo rendimento. Composto principalmente por edifícios de baixa altura e infraestruturas básicas.

📍 Bairro Padre Cruz (Carnide)
Um dos bairros sociais mais conhecidos de Lisboa, modernizado nos últimos anos, mas que ainda mantém a sua identidade como bairro social. Famoso pelos seus murais, tornando-se um ponto importante no mapa de arte urbana.

📍 Bairro da Ameixoeira (Lumiar)
O nome provém do “ameixeira” (árvore de ameixa), que remete para o passado agrícola da zona. Localizado ao norte de Lisboa, tornou-se uma área multicultural, abrigando muitas famílias de classe média e baixa, incluindo migrantes.

📍 Zona J de Chelas (Bairro de Condado)
Uma parte do bairro Chelas é conhecida por ser uma área de habitação social. Nos últimos anos, passaram por programas de renovação para melhorar a infraestrutura.

📍 Bairro da Liberdade (Campolide)
Bairro pequeno, criado para realojar famílias provenientes de barracas. Tem um número limitado de casas sociais, mas ainda cumpre essa função. Sua localização mais central torna-o um local mais atrativo.

📍 Bairro de Serafina e Rua Quinta de Loureiro
Bairros com habitação social, muitos dos quais em propriedade municipal, inicialmente construídos para realojar moradores de barracas. Recentemente, observaram-se melhorias nas estruturas sociais, devido a programas de apoio à juventude e iniciativas locais.

📍 Bairro dos Alfinetes e das Olaias (Marvila)
Localizado próximo a Chelas, inclui habitação social e novos projetos para famílias de baixa renda.

📍 Bairro do Rego (Avenidas Novas)
Historicamente um bairro de habitação social, localizado no centro de Lisboa, que está sendo gradualmente integrado nas zonas mais prestigiadas da cidade.

Bairros sociais em Lisboa com construção mista:

📍 Olivais
Embora projetado inicialmente como parte da modernização da cidade, Olivais inclui áreas com habitação social, principalmente na sua parte oriental. O bairro, no entanto, é considerado misto, com habitação de diferentes padrões.

📍 Alto de Ajuda
Este bairro tem uma construção histórica e algumas áreas com habitação social, principalmente perto do Alto da Ajuda. Está a ser gradualmente renovado e a sua propriedade torna-se cada vez mais procurada.

📍 Moscavide
Embora tecnicamente não faça parte de Lisboa, mas de Loures, a proximidade com o Parque das Nações torna Moscavide um bairro popular. Aqui, ainda existem apartamentos de habitação social construídos no meio do século XX, mas o bairro está em processo de modernização.

📍 Alto de Lisboa
Bairro no norte de Lisboa, que tem vindo a ser desenvolvido ativamente nas últimas décadas. Inclui vários complexos de habitação social.

Nem todos os bairros mencionados são desconfortáveis ou inconvenientes para viver. Recomendamos que visite pessoalmente cada um deles, caso o esteja a considerar para viver, para formar a sua própria opinião.

Se deseja ouvir a opinião de um especialista, na Nextimo Agência Imobiliária contamos com profissionais qualificados que podem orientá-lo sobre as zonas mais aconselháveis, bem como aquelas a evitar. Se está a pensar em como comprar casa em Portugal e procura um conselho profissional, estamos à disposição para ajudá-lo. Para os nossos futuros clientes, as consultas são gratuitas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top